Notícias
O mundo da saúde e segurança no trabalho

Legislação
Perguntas Frequentes
Recrutamento
Novidades
Notícias

Subscreva a Newsletter:

Contrato Único

Seja Cliente XXI

Apoio ao Cliente 707 21 00 21

Nova Certificação como Entidade Formadora
2017-10-17
 

A K-MED XXI foi certificada pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo como entidade formadora no âmbito do disposto no Despacho n.º 8857/2014, de 9 de julho, na(s) área(s) de formação e respetivos cursos:
• Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
• Mecanização agrícola e condução de veículos agrícolas

13 anos K-med XXI
2017-08-09
 

A K-med XXI® comemora 13 anos de existência…sempre com o Lema “Servir com Qualidade” presente!

E porque o número 13 pode trazer sorte, oferecemos 13% desconto à 13ª inscrição formação e-learning de cada mês, na plataforma e-forma XXI

 

13 inscrições =13% desconto

 

Adira aqui à sua Sorte

 

Condições de adesão:

- Campanha válida de 03 Julho a 31 Dezembro;
- Inscrições na plataforma e-learning e-Forma XXI® com pagamento efectivado;
- Contabilizadas as 13ªs inscrições por mês, na plataforma e-learning e-Forma XXI®, para qualquer formação de modalidade e-learning disponível na plataforma.

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho
2017-04-28
 

Este dia é comemorado para apelar à atenção das empresas e dos trabalhadores para a importância da prevenção de riscos profissionais e para homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. É imperativo que sejam tomadas medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho, um esforço conjunto entre empregadores e empregados.

Relatório Único 2016
2017-03-16
 

O envio do Relatório Único de 2016 pela plataforma do GEP (Gabiente de Estratégia e Planeamento) encontra-se disponível no período de 16 março a 21 abril (http://www.gep.msess.gov.pt ). 

Temos disponível para os nossos Clientes, o Portal de Apoio ao Relatório Único: http://www.kmedxxi.pt/portalru_2016

Desafios do trabalho por turnos
2017-02-08
 

Globalmente, 15% a 25% dos profissionais trabalham por turnos, turnos que podem envolver trabalho noturno, horário de madrugada ou rotatividade de horário. A manutenção de um equilíbrio positivo entre produtividade e hábitos de vida saudáveis (alimentação saudável, descanso/sono adequado, exercício físico, evicção do consumo de tabaco e álcool, entre outros) é um dos desafios mais importantes do profissional que trabalha por turnos. Descurar um estilo de vida saudável poderá representar, para estes profissionais, o desenvolvimento de desvios da sua saúde como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo II, problemas gástricos ou défice de vitamina D.

Deixamos algumas dicas que poderão ajudá-lo a enfrentar os desafios de trabalhar por turnos:

- Procure programar refeições e lanches saudáveis, caso tenha a possibilidade de levar a sua alimentação de casa para o trabalho tanto melhor. Sobretudo evite passar longos períodos sem comer e recorra o mínimo possível aos alimentos ricos em gorduras saturadas, sal e açúcares presentes nas máquinas de venda automática;

- A refeição imediatamente antes de iniciar um turno deverá ser a sua refeição principal. Esta refeição deverá ser completa e equilibrada, fornecendo-se os nutrientes necessários para o bom desempenho físico e psíquico. Durante o turno deverá ir fazendo pequenos lanches com alimentos ricos em fibra e hidratos de carbono complexos e manter um consumo regular de água, reduzindo a sensação de sono, fadiga e digestões difíceis e melhorando a concentração e performance;

- Modere o consumo de cafeína e evite o consumo de bebidas alcoólicas. A correta gestão do consumo de café, chá e outras bebidas com cafeina, bem como a evicção do consumo de álcool irá prevenir a desidratação, bem como evitará a perturbação do seu sono e descanso após o turno;

- Mantenha a prática de exercício físico. Ainda que alguns trabalhos por turnos envolvam algum tipo de esforço físico, a prática de exercício físico regular e programado irá promover ganhos a nível da sua condição física global, como a melhoria da energia, resistência, mobilidade, entre outros, bem como atua a nível psíquico, na redução do stress e tensão, melhoria do humor, da concentração, da autoestima, entre outros.

Para mais informações, consulte a Equipa de Saúde Ocupacional XXI.

Entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 58/2016 - Atendimento Prioritário
2017-01-03
 

A partir do dia 27 de Dezembro, do presente ano, entra em vigor o Decreto-Lei n.º 58/2016 de 29 de Agosto que estabelece a obrigatoriedade de prestar atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo, para todas as entidades públicas e privadas que prestem atendimento presencial ao público.

Para melhor compreensão, para os efeitos estabelecidos no presente decreto-lei, entende-se por:

a) «Pessoa com deficiência ou incapacidade», aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades específicas suscetíveis de, em conjugação com os fatores do meio, lhe limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas e que possua um grau de incapacidade igual ou superior a 60 % reconhecido em Atestado Multiusos;

 b) «Pessoa idosa», a que tenha idade igual ou superior a 65 anos e apresente evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais;

c) «Pessoa acompanhada de criança de colo», aquela que se faça acompanhar de criança até aos dois anos de idade.

Não existindo contrato escrito a informação deve ser prestada noutro suporte duradouro, nomeadamente num letreiro afixado na parede ou aposto no balcão de venda.

Disponibilizamos-lhe, em formato digital, o modelo de dístico e o respectivo Decreto-Lei para consulta.

Modelo Dístico: 

www.kmedxxi.pt/docs/legislacao/st/placa_atendimento_prioritario.pdf

Decreto-Lei 58/2016: 

www.kmedxxi.pt/docs/legislacao/st/DL 58-2016.pdf

 

 

O que se deve saber sobre a Gripe?
2016-12-20
 

A gripe é uma infeção respiratória provocada por um vírus que se transmite com facilidade de pessoa para pessoa. O contágio pelo vírus da gripe pode ocorrer quando a pessoa engripada espirra, tosse ou fala, expelindo pequenas gotículas com vírus que podem ser inaladas pelas pessoas que lhe estão mais próximas.

A gripe não é curável com antibióticos, pelo que a toma de antibióticos durante a gripe deve ser unicamente mediante prescrição médica.

Existem medidas que podem prevenir a transmissão e/ou a infeção pelo vírus da gripe, dentre as quais as seguintes:

- A vacinação contra a gripe sazonal é atualizada anualmente e representa a principal forma de prevenção da gripe sazonal. A vacina da gripe é especialmente recomendada a grupos de pessoas que são especialmente vulneráveis às complicações na saúde que o vírus da gripe pode acarretar e aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares).

- O cumprimento das regras de etiqueta respiratória é fundamental no bloqueio da transmissão da gripe pela pessoa engripada. As principais regras de etiqueta respiratória são: cobrir a boca ao espirrar/tossir com um lenço descartável, eliminando-o de imediato; quando não se disponha de papel descartável deverá espirrar ou tossir para o braço/manga, evitando espalhar as partículas no ar ou contaminar as mãos; lavar frequentemente as mãos para eliminar a sua contaminação involuntárias.

- Sempre que a pessoa engripada estiver próxima de pessoas especialmente vulneráveis por uma situação de saúde especial (ex.: grávidas, doentes, transplantados, acamados) poderá ser facultada uma máscara para uso da pessoa engripada durante essa proximidade/contacto.

 

Para mais informações, poderá dispor do contacto do Departamento de Saúde Ocupacional K-med XXI.

FAROPEIXE obteve certificação ISO FSCC 22000
2016-11-07
 

No passado mês de Julho de 2016, a empresa FAROPEIXE – Comércio Geral de Peixe, Lda obteve a Certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, cujo âmbito é “Produção de Patés de Produtos de Pesca, com tratamento térmico (Esterilização)”, de acordo com a Norma ISO FSCC 22000. A K-med XXI foi a Empresa de consultoria que apoiou a FAROPEIXE na implementação do seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar.


A K-med XXI agradece à FAROPEIXE, a confiança nos seus serviços de consultoria e na possibilidade de ter participado, com sucesso, na implementação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar.


Caso queira conhecer melhor os serviços QAS da K-med XXI por favor aceda a www.kmedxxi.pt/certificacao

Nova Área Formação Certificada pela DGERT
2016-11-07
 

Foi autorizada pela DGERT uma nova área de educação e formação à K-med XXI:
- Área 621: Produção Agrícola e Animal


A K-med XXI é assim certificada como entidade formadora nas seguintes áreas de educação e formação:
· 090 - Desenvolvimento pessoal
· 341 - Comércio
· 346 - Secretariado e trabalho administrativo
· 347 - Enquadramento na organização/empresa
· 541 - Indústrias alimentares
· 621 - Produção Agrícola e Animal
· 729 - Saúde - programas não classificados noutra área de formação
· 762 - Trabalho social e orientação
· 851 - Tecnologia de proteção do ambiente
· 862 - Segurança e higiene no trabalho

Consulte o documento em: http://www.kmedxxi.pt/docs/empresa/dgert.pdf

Dia Europeu do Ex- Fumador - 26 Setembro
2016-09-26
 

Parabéns por ter parado de fumar!

Sabia que, desde que parou de fumar, deixou de inalar 7000 compostos químicos, 69 dos quais provocam cancro?
Mais, para além de diminuir os malefícios causados pelos químicos presentes no tabaco, diminuiu considerávelmente os efeitos negativos da combinação do fumo do tabaco com os compostos químicos existentes no seu local de trabalho, tais como o amianto, a sílica, o radão, o arsénio ou o éter clorometílico, combinação que pode multiplicar o risco de cancro do pulmão.  
É meritoso o esforço e dedicação que o tem mantido longe dos cigarros, obtendo benefícios a curto, médio e longo prazo ao nível da sua saúde global, bem como na prevenção de doenças oncológicas.
É por essa razão que no dia 26 de Setembro se celebra o Dia Europeu do Ex-Fumador, para comemorar as suas vitórias diárias na luta contra a dependência do tabaco.


◀ Voltar